A ação do zinco no organismo

castanhaO Zinco é fundamental para a saúde e para o bem-estar do organismo humano. Seus benefícios são inúmeros, iremos citar aqui apenas alguns.

Uma ação direta do zinco é a produção de enzimas que facilitam a digestão e o metabolismo. Obviamente, sempre que estivermos falando de uma melhor digestão estaremos dizendo, em outras palavras, que o zinco colabora na perda de peso, afinal a escolha correta dos nutrientes a serem absorvidos ou excretados resulta em um corpo magro. Sobre o metabolismo nem é necessário comentar muita coisa, já que todos sabem que metabolismos lentos favorecem o ganho de peso, enquanto metabolismos rápidos favorecem a queima de calorias.

O zinco é muito importante no combate aos radicais livres, isso ajuda o sistema imunológico a ficar melhor preparado para lutar contra doenças crônicas.

O tratamento da diabetes geralmente contempla a utilização de zinco, já que o mineral atua sobre a glândula tireoide e controla a sensibilidade do corpo em relação à insulina. Muitos outros problemas ligados ao sistema nervoso, incluindo o cérebro, são tratados com a suplementação adequada de zinco.

O acúmulo de gordura tem seu efeito amenizado quando o corpo está ingerindo quantidades adequadas de zinco. As células danificadas do corpo conseguem se regenerar mais facilmente quando essa substância é encontrada no organismo.

Sempre que você precisar incluir determinados minerais na sua dieta, experimente primeiro tentar comer alimentos naturais orgânicos que contenham a substância. A suplementação deve ser utilizada em último caso somente.

Mas se você já toma algum suplemento que contém zinco, não precisa se preocupar.